Páginas

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Como manter as unhas dos pés sempre lindas e saudáveis

Os pés são nosso grande apoio diário e, mantê-los bem cuidados e saudáveis é condição fundamental para um bom dia. Com a chegada do inverno os pés passam muito tempo em sapatos fechados e daí os problemas começam e muitas vezes se agravam. Aprenda alguns cuidados para manter as unhas dos pés sempre lindas e saudáveis!
Pintando-as-unhas-dos-pés2


Um dos problemas mais graves que acontecem são as unhas encravadas. Elas aparecem na maioria das pessoas e além de causar desconforto causam também infecções que necessitam, algumas vezes, de intervenção cirúrgica. Um dos grandes motivos para encravar uma unha é por corte mal feito. Com esse espaço a pele toma conta, fica dura para proteger. Quando a unha cresce ela não encontra espaço e assim entra na pele. Outro ponto que pode causar unhas encravadas são os formatos dos dedos. Os mais gordinho tem tendência a terem esse problema.

Os calos também são problemas recorrentes. Estes surgem por causa de uma pisada incorreta. Nesse caso, escolher um sapato adequado e confortável é  importante para evitar esse problema.

Pele ressecada nos pés é algo recorrente e causa rachaduras na pele levando a dores, desconforto. Além de um aspecto nada bonito e saudável.

O Eumaquio pesquisou e selecionou algumas dicas importantes:

- O corte ideal para unhas dos pés é o corte reto e sem arredondar os cantos e nem mexer nos cantos da unhas. Isso evita inflamações e possíveis infecções.

- Caso a unha encrave não cutuque ou tente tirá-la. Evite isso ainda mais se estiver doendo. Nesses casos, o melhor é ir ao médico para as providências. Um podólogo também pode ajudar a prevenir.

- As unhas dos pés também precisam ser lixadas para evitar que rebarbas possam entrar na pele e causar problemas.

- No caso de calos somente profissionais especializados, como podólogos ou cirurgiões podem intervir. Mexer por conta pode trazer problemas mais sérios como feridas bem complicadas para se tratar. Em alguns casos os danos podem chegar aos ossos. Caso o calo não doa, apenas proteger a área ajuda muito.

- Hidratação caprichada nos pés evita rachaduras e excesso de pele perto das unhas. Quanto mais hidratadas menos pele cresce. Cremes à base de manteiga como  a de karité, à base de uréia, glicerina são ótimas opções.

- Muito cuidado com a retirada de cutículas. elas devem ser apenas aparadas e não retiradas. elas são a proteção da unha contra infecções. Éo mesmo princípio do excesso de pele, quanto mais se tira, mais cresce. Com uma hidratação boa a cutícula fica fina e apenas o suficiente para proteção.

- Retirar as cutículas em excesso pode causar sangramentos, infecções, micoses e doenças como a Hepatite. O ideal é levar seu próprio kit à manicure ou exigir que o salão tenha autoclave para a devida esterilização dos instrumentos. E a manicure deve abrir o kit esterilizado na sua frente. Lixas e palitos também devem ser usados paenas na cliente em questão e depois descartados. Esses materiais também podem carregar microorganismos para dentro do nosso corpo.

Com essas dicas básicas os pés estarão lindos e saudáveis o ano inteiro.

Beijos!
Um beijo pra vocês!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário